“Acupunctura Emagrece? Descubra já todas as técnicas e terapias usadas”

Acupunctura Emagrece?

Muitas pessoas tem essa dúvida, se é possível emagrecer com a acupunctura, para esclarecer essa pergunta, Adriana Tristão escreveu um artigo sobre os benefícios da acupunctura contra a obesidade.

magre

Benefícios da Acupunctura que ajudam a emagrecer:

  • Drenagem de líquidos e diminuição de edemas e inchaços;
  • Eliminação de toxinas;
  • Melhora da função intestinal e digestiva;
  • Diminuição dos níveis de ansiedade;
  • Diminuição do apetite e da necessidade de comer doces;
  • Melhora da qualidade do sono.

Sim, a acupunctura emagrece. Longe dos efeitos colaterais sentidos com os fortíssimos tratamentos através da medicina convencional usados para emagrecer, de forma rápida e exagerada, o paciente tratado com a Medicina Chinesa vai, dia após dia, recuperando o seu equilíbrio corporal, acalmando a mente e se tornando mais feliz e satisfeito!

Nos dias atuais a obesidade se tornou um problema sério e muito comum.
O percentual da população acima do peso aumenta a um ritmo acelerado e, junto com esse aumento, cresce também o número de pacientes com doenças relacionadas a esse ganho de peso, como a hipertensão, colesterol alto, diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, insónia, entre outras.

Quando perguntamos às pessoas o que as levaram a aumentarem tanto o seu peso, a resposta é rápida e precisa: “ – Falta de tempo”.

Realmente, esse é um dos principais fatores.

As pessoas estão atoladas de trabalho, nas grandes cidades, gastam grande parte de seu tempo nos congestionamentos, na procura por vagas para estacionarem seus carros, nas filas enfrentadas para comprarem uma coisinha ou resolverem um pequeno problema que, teoricamente era para ser simples. Precisam dividir seu tempo entre a família, os amigos e os colegas de trabalho e, mesmo se desdobrando em mil, a cobrança só aumenta.

Em meio a tanta correria, comemos mal e não sobra tempo nem disposição para as atividades físicas.

Bom, então o que nos resta fazer diante de tudo isso?

Cruzamos os braços e aceitamos essa realidade ou tentamos de tudo para dar a volta por cima e encontrar, dentro de nós, as mudanças necessárias para uma melhor qualidade de vida?

Sim, a resposta é essa: Precisamos fazer a nossa parte e começar a mudar. Tomada essa consciência, o primeiro passo é a aceitação de que muitas vezes precisamos de um apoio, de ajuda de fora, de um profissional que cuide da gente e que nos oriente.

Já que não vamos fazer o relógio parar de bater, vamos então à busca de alternativas que nos tragam de volta ao equilíbrio perdido e nos dêem força e sabedoria para lidarmos com o século XXI!

A Medicina Tradicional Chinesa, com sua história e técnicas milenares, pode ser essa alternativa tão procurada.

A Medicina Chinesa

Medicina Chinesa, tratamento de acupuntura

Na visão dessa medicina milenar, o sobrepeso e a obesidade são considerados sintomas de um desequilíbrio corporal. O praticante da Medicina Chinesa pode determinar que seu problema de peso é causado pelo excesso de apetite, stress, má função intestinal e digestiva, problemas do sono, retenção de líquidos, desequilíbrio hormonal ou problemas emocionais, ou, talvez, a combinação desses e outros fatores.

Feito o diagnóstico e determinado qual é o problema de cada um em particular, ou seja, na linguagem da MTC, qual é a Síndrome de cada paciente, passa-se então para a segunda etapa que consiste na elaboração individual da estratégia de tratamento que será aplicada.

A Acupunctura será, na grande maioria das vezes, a principal estratégia escolhida.

A Acupunctura

A Acupunctura trabalha através da libertação das energias bloqueadas restaurando o equilíbrio e harmonizando o Yin e o Yang.

Muitas pessoas relatam que, ao se submeterem ao tratamento de Acupunctura, seja para o alívio de dores ou alergias por exemplo, obtêm a perda de peso como um dos efeitos colaterais positivos.

Quando o seu corpo reestabelece esse equilíbrio, a tendência natural é que você perca alguns quilinhos indesejáveis como consequência. Ao serem tratados com o objetivo específico de perderem peso, aí então a perda é ainda mais significativa.

Tratamento da acupunctura para emagrecer

O paciente passa por sessões semanais de Acupuntura sistêmica em conjunto com as demais ferramentas como auriculoacupunctura, eletroacupunctura, ventosaterapia, moxabustão entre outras.

Além disso, um bom profissional da MTC também irá associar o tratamento com a Dietética e Fitoterapia chinesas. O paciente fará uso das ervas e alimentos que irão complementar ainda mais o tratamento. Serão indicadas ervas que possuem funções tradicionais para a perda de peso, como também ervas que tem efeito sobre o controle do apetite e melhora do metabolismo corporal.

Além disso, outras ervas serão acrescentadas para tratar os desequilíbrios específicos que cada pessoa irá apresentar, além do aumento do peso. Por exemplo, poderão ser usadas ervas que fortaleçam o seu organismo, o sistema digestivo, que melhorem o sono e que diminuam a ansiedade.

Conheça os pontos da acupunctura que ajudam a emagrecer

Pontos da acupuntura para emagrecer

As agulhas são inseridas em alguns pontos específicos do corpo:

  • Boca – Esse ponto está relacionado a compulsão em comer.
  • Estômago – Esse ponto está relacionado a obesidade. (comer mesmo quando o estômago está cheio)
  • Pulmões – Esse ponto está relacionado com o vício em comer.
  • Endócrino – Esse ponto está relacionado com a dificuldade em emagrecer por retenção hídrica
  • Baço– Esse ponto está relacionado a desequilíbrios hormonais e de açúcar
  • Rim – Esse ponto está relacionado com o sistema nervoso e a retenção hídrica.
  • Tiróide – Esse ponto está relacionado com o metabolismo lento.