Hipnoterapia

O termo “hipnose” (derivado do termo grego “Hypnos” – Deus do sono) deve o seu nome ao médico e pesquisador britânico James Braid (1795-1860), que o introduziu pois acreditou tratar-se de uma espécie de sono induzido.

O que é?

O estado de hipnose, facilita a terapia, o relaxamento pronunciado do corpo, é semelhante ao que experimentamos durante o sono. A mente fica alerta, tranquila, e com total controlo sobre o processo e lembrando toda a sessão de hipnoterapia clínica.
Chegamos ao subconsciente onde está a memória da nossa vida, onde está toda a sabedoria e a força necessária para o bem-estar físico, emocional e espiritual.
A técnica hipnótica é uma forma rápida, segura e eficaz de solucionar problemas.

A Hipnoterapia Clínica é utilizada em problemas de:

Controlo da dor
Stress
Ansiedade
Insónia
Depressão
Fobias
Medos
Anorexia
Bulimia
Controlo de peso
Dependências, (drogas, tabagismo, álcool, jogo, sexo…)
Aumento da auto-estima
Aumento do auto-controlo
Ensino da Auto-hipnose

Contra-indicações:

Em situações como a esquizofrenia, a epilepsia, as psicoses endógenas, a senilidade, é dificil utilizar a Hipnoterapia.
Mas é possível ajudar sempre, com a palavra e o gesto certo, para sair ou minorar uma situação de sofrimento.
A hipnose não é aconselhável em quadros de hipotonia, nas objecções religiosas, na falta de receptividade, ou uma tendência pronunciada para resistir, assim como uma inteligência defeituosa a um nível muito elevado.

Em qualquer condição onde o estado emocional do paciente não foi determinado ou se percebe uma agitação mental/emocional. Nesse caso pode ser perigosa ante a possibilidade de ocasionar, de forma perceptível ou não, problemas antes latentes, ou ainda piorar algumas situações;

Requer-se um certo cuidado ao lidar com pacientes cardíacos e hipertensos, pois eventuais emoções fortes, vividas durante o transe, podem prejudicar mais que ajudar, (em tais casos, convém usar as sugestões para auxiliar na manutenção da pressão o mais próximo possível dos níveis normais).

Perguntas mais frequentes:

Posso ser hipnotizado?
Sabe-se que o ser humano entra num estado mental idêntico ao da hipnose, em cada noventa minutos. Assim quando você, dá por si a “sonhar” acordado, ao ver um filme, a ler, a andar de carro e não se aperceber da distância percorrida, ou mesmo antes de adormecer.

Como é, quando se é hipnotizado?
A maioria das pessoas, refere sentir uma boa sensação de relaxamento físico e mental. Alguns descrevem como sendo um momento único e sublime.

Existe perda de controlo por parte da pessoa durante a sessão?
NÃO. Ninguém o pode hipnotizar contra a sua vontade, assim como você não pode ser forçado a fazer ou dizer algo que não queira. Você tem a liberdade de rejeitar quaisquer sugestões a qualquer momento, durante a sessão.

Pode-se ficar preso no estado de relaxamento que se entra?
Entramos e saímos do estado de transe várias vezes ao dia. Se você adormecer acorda normalmente, por solicitação e sentindo-se relaxado e bem-disposto.

Recordo tudo o que acontece durante a sessão?
Muitas pessoas ficam surpreendidas pelo facto de se lembrar do que aconteceu. O estado hipnótico é apenas um estado de consciência modificado, durante o qual a pessoa está sempre consciente relativamente a tudo o que se passa.

Quantas consultas de hipnoterapia são necessárias?
As pessoas sentem algumas mudanças num curto espaço de tempo. Acontecem mudanças positivas depois da primeira e segunda sessão, no entanto a situação pode variar de pessoa para pessoa.

A hipnoterapia é uma técnica com riscos?
Quando praticada por um hipnoterapeuta com formação superior, e devidamente qualificado, é um processo seguro.

Como escolher um hipnoterapeuta em Portugal?
Em Portugal, a formação de hipnoterapeutas é feita em escolas particulares, e também, através de uma parceria entre o departamento de formação permanente da Faculdade de Medicina de Lisboa e a Imaginal, (Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Experimental). Muitos técnicos estão filiados na Imaginal, que dá uma certificação reconhecida.

As sessões de hipnoterapia são confidenciais e podem ser gravadas?
Cada técnico fala por si. No meu caso, não ponho objecções, as pessoas que pretenderem gravar as sessões, podem fazê-lo.
Nenhum dado ou informação será fornecido sem autorização prévia da pessoa, excepto nos casos previstos na lei do país.
Nas pessoas que solicitarem, por motivos vários, não será aberta ficha clínica, salvaguardando total sigilo.

Marcar Consulta